O domingo amanhece com um sol abrasador. Ainda no romper da aurora já estávamos nos dirigindo ao local da construção; era preciso tomar as últimas providências para que nada faltasse, quando chegassem os voluntários. A ansiedade no deixa apreensivo. Quantos virão? Como será o Terceiro Mutirão?
Não tardou e começaram a surgir os primeiros “soldados do bom combate”. Foi aí que fiquei a observar que a vida nos dá, a cada dia, uma lição. Num grupo, mexendo o cimento, estavam: o Sr. Expedito Pedro, no vigor dos seus setenta e sete (isso mesmo: 77) anos; com ele, a assídua - Suzana Queiroz - essa incansável sertaneja que prefere trabalhar com a enxada ou com um carrinho de mão, o que requer muito esforço físico. No mesmo grupo: Zé Bento, um “setentão” disposto que fazia dupla com João Barbosa, o João Gordo. Quem compareceu, novamente, foi o Aristides, lá de Iguaracy, sempre animado, transmitindo ao demais toda a energia dos seus 82 anos de idade.
Na ala feminina: Graças Almeida, Inez Alves, Maria das Dores Queiroz. Com essa turma de “abre alas”, teve início a jornada. Mais tarde foram chegando: José Audeci (professor) Vicente Antônio, Carlos Alberto, Luiz Pereira e o nosso irmão Fábio Luiz, o Cantor.
O paredão crescendo aos nossos olhos e o calor extenuante. Fizemos uma provisão de água e refrigerantes, gelados, que iam sendo distribuídos, ininterruptamente aos que estavam em cima dos andaimes. Nessa tarefa contamos com o “Batatinha” o Antonio Barbosa e mais outro jovem de - setenta e cinco anos: José de Lemos Oliveira, que integrava a turma onde estavam ainda: José de Brito, Ricardo Silva Lima, Joel Possidônio, Zé Paulo e Lucas Siqueira Lopes.
Na turma de pedreiros tivemos a colaboração de Silvio Genésio, Edílson Mendes, Sebastião Soares, João Alves (João do Sindicato), Everaldo Cirino (o Macaxeira), Luiz Pereira (membro da Igreja Universal do Reino de Deus), Adeildo Antônio, Assis do Amaral, Cleydson (Dedé), Francisco de Assis, lá da comunidade Poço do Moleque e Inácio Moura, que faz parte do Conselho dos Direitos dos Idosos da cidade de Iguaracy.
Nós, sertanejos, temos um ditado: “saco vazio não fica em pé”. E para alimentar todo esse batalhão contamos com a colaboração de nossa amiga Solange, que tem uma lanchonete no Bairro São Francisco e, logo cedo, serviu um lanche; mais tarde, por volta das 10 horas, foi a vez de servir mais um lanche, desta vez, por iniciativa do amigo Assis, com sua lanchonete na Praça de Alimentação. Lourdes Galdino (Lanchonete Bom Sabor) compareceu, levando inclusive sua netinha, e distribuiu refrigerante com a turma; Ademir Rodrigues não esteve presente, mas Creuza, sua esposa, foi lá e levou um lanche que foi reforçado com a participação de Lúcia Virginio (Lúcia Buffet). Tivemos ainda a colaboração de Luciene Castro que, mais uma vez, reforçou o nosso “restaurante ao ar livre”.
Ainda compareceram Francisca Sales e Dorotéia que levaram suas doações, em espécie. Na coordenação daquele “formigueiro humano”, estavam Clara Queiroz, presidente da ASAVAP e seu esposo, o Neném; Fátima Guerra, Helenice Ferreira, Antônio Marques, Socorro Feitosa, Claudete Siqueira, Antônio Roque e o membro da Comissão: Chico da CELPE.
Tivemos ainda a grata surpresa de receber a visita da ex-prefeita Giza Simões, que fez questão de se inteirar de todos os detalhes da obra; ali mesmo fizemos uma exposição e recebemos, naquele momento, o apoio de Dr. Geneci Tenório, afogadense que reside fora e está nos visitando, com sua esposa Maria Eliza e ainda o casal: Dr Paulo Machado e Dra. Glória Tenório em companhia do Gerson Carvalho.
Mais uma vez contamos com a presença de Heleno Mariano e, lá de Iguaracy, o nosso amigo Juarez, em nova campanha naquela cidade, nos mandou cimento suficiente para os trabalhos de hoje e da próxima semana, que ainda teve um reforço dado por Aniceto Elias de Brito.
Como vem acontecendo, todas as atividades foram registradas por Fernando Pires, em fotos e vídeo que serão exibidos posteriormente na página Afogados da Ingazeira Ontem & hoje (afogadosdaingazeira.com); pelo Tito Barbosa (afogadosonline.com.br); Junior Finfa (blogdosertao.com) e Itamar França (blogdoItamar.com.br).
Para justificar o título desse relato, registramos as presenças dos jovens que aparecem na foto: Jean Jackson Cordeiro, Jandson Henrique, Antônio Carlos, Jucélio Alisson e Marcelo Siqueira. Na união de forças dos idosos com o vigor da juventude fica a certeza que ainda há esperança de um mundo mais humano.
Depois de uma manhã tão positiva e com o apoio de todos aqueles que lá estiveram, nós só podemos acreditar, cada vez mais, que DEUS está do nosso lado.
Por Luciano Bezerra
0 comentários:
Postar um comentário