A atualização acontece de períodos em períodos, e busca as novas informações de todos os usuário do sistema de saúde público na cidade
Agentes de saúde estão passando de casa em casa, em Caruaru, para fazer uma atualização de dados do Programa Saúde da Família. Esse programa do Governo Federal está sendo reformulado e precisa de dados mais recentes.
Com o intuito de melhorar o acesso e aumentar o número de equipes da saúde, o Ministério da Saúde reformulou o Programa Saúde da Família, por meio da “ficha A”. A atualização acontece de períodos em períodos, e busca as novas informações de todos os usuário do sistema de saúde público na cidade.
Agora, também é necessário que o NIS (Número de Identificação Social) – usado para todos os programas sociais – seja repassado para os agentes comunitários de saúde. A atualização será necessária para um novo mapeamento das comunidades em relação à saúde nos postos de saúde.
Algumas dificuldades estão sendo encontradas no momento de coletar o novo dado. Há a resistência por parte das famílias que não estão querendo repassar o NIS, por medo de perder o benefício. A Secretaria de Saúde ressalta que nas visitas de rotina são observados os seguintes aspectos: peso e altura. Portanto, não tem autonomia de cortar o benefício de ninguém. O que faz o ministério de desenvolvimento social suspendê-lo é a não frequência escolar e a não pesagem e medição das crianças.
0 comentários:
Postar um comentário