Sair da lista de devedores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e passar a ter boas reservas internacionais em oito anos, fez do Brasil um país respeitado no cenário global. A afirmação é do deputado federal Armando Monteiro que credita à mudança ao presidente Lula. Para Armando, a saída de um extremo financeiro ao outro é um dos grandes méritos do governo petista.
“O Brasil não vive mais batendo na porta do Fundo Monetário para pedir dinheiro. Hoje é ao contrário, o Brasil tem 250 bilhões de dólares em reservas internacionais. O Brasil é um país respeitado”, afirma o deputado. Segundo ele, essa mudança de postura do país e o rompimento com o comportamento do passado fizeram o Brasil passar a ser mais valorizado no cenário econômico internacional.
“O presidente Lula fortaleceu as finanças do País. O Brasil antes devia ao FMI. Hoje, é um país que se coloca perante o mundo de uma forma altiva”, defende Armando Monteiro. Para o deputado, outro ponto importante a destacar sobre o governo Lula é o fato de que a gestão conseguiu associar crescimento econômico com distribuição de renda, dando mais cidadania à população e diminuindo desigualdades históricas.
Veja o que disse Armando Monteiro em entrevistas a rádios da Região Metropolitana do Recife sobre os governos do presidente Lula e do governador Eduardo Campos.
Governo Lula:
“O que eu destacaria do governo Lula é que ele mostrou que é possível conjugar crescimento econômico com distribuição de renda. Para poder incorporar um número maior de brasileiros ao mercado de consumo. É promover verdadeiramente a cidadania, oferecendo oportunidades para as pessoas. E foi isso que governo Lula fez, ampliando programas assistenciais, elevando o salário mínimo. O salário mínimo em 2006 era equivalente a 80 dólares, hoje representa 280 dólares. O presidente Lula por outro lado, fortaleceu as finanças do País. O Brasil antes devia ao FMI, hoje o Brasil é um país que se coloca perante o mundo de uma forma altiva. O Brasil não vive mais batendo na porta do Fundo para pedir dinheiro. Hoje é ao contrário, o Brasil tem 250 bilhões de dólares em reservas internacionais. O Brasil é um país respeitado. Por outro lado, o presidente Lula olhou para o Nordeste. Promoveu uma melhor distribuição de renda a nível regional e inter-regional. Portanto, foi o presidente que olhou para o conjunto da população, para o país como um todo.”
Governo Eduardo:
“Eu destacaria no caso do governo Eduardo Campos, um reconhecimento que é de todos os pernambucanos: é que o governador Eduardo Campos dinamizou a economia de Pernambuco, lutou para que Pernambuco tivesse importantes empreendimentos. Pernambuco hoje é um canteiro de obras. O governo fez uma parceria muito bem sucedida com o presidente Lula, está dando uma atenção especial às áreas críticas como segurança, saúde e educação. Os resultados na área de segurança começam a ser alcançados. A taxa de homicídios vem declinando de forma significativa. O pernambucano se sente cada vez mais seguro, embora tenhamos ainda muitos problemas. Então, queria dizer que os resultados do governo são amplamente favoráveis. É um governo animado, que recuperou a auto-estima do pernambucano. Por tudo isso, acho que nós devemos, como brasileiros, reconhecer os méritos do presidente Lula e do governo Eduardo Campos. Tenho certeza que os pernambucanos haverão de reconduzi-lo ao governo do estado de Pernambuco para que ele consolide essa grande obra administrativa que ele vem realizando.”
O Brasil hoje é um país respeitado internacionalmente
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Por Wallysson Ricardo às 18:31
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário