Chama atenção a nota do Blog do Magno Martins sobre o quadro sucessório em Afogados da Ingazeira. No município, a notícia ganhou ainda mais repercussão pelo fato de que Magno é irmão de Augusto Martins, vice prefeito, que acabou tendo que retirar seu nome da disputa em detrimento de José Patriota (PSB). Leia a nota :
Em Afogados da Ingazeira, município polo do Sertão do Pajeú, com 27 mil eleitores, o quadro da sucessão do prefeito Totonho Valadares (PSB) já está praticamente definido. Mais uma vez, a eleição será polarizada entre o grupo do prefeito, que já definiu como candidato o coordenador estadual do Prorural, José Patriota (PSB), e o da ex-prefeita Giza Simões, que se transferiu do PMDB para o PSDB e tentará, mais uma vez, voltar ao comando da gestão municipal.
O PT, que integrava a Frente Popular, rompeu com o prefeito e terá candidato próprio. Trata-se do presidente municipal da legenda, Jair das Baterias. É possível que Patriota tente levar o diretório estadual do PT a convencer o núcleo petista do município a apoiar a sua candidatura, mas dificilmente terá êxito.
Há um processo de radicalização do PT municipal contra o prefeito, que passou os últimos anos de sua gestão tendo na Câmara uma forte oposição dos parlamentares petistas. Havia a possibilidade de o PTB também disputar em faixa própria, mas o vice-prefeito Augusto Martins, depois de uma reunião com o senador Armando Monteiro Neto, decidiu abrir mão da candidatura e apoiar Patriota.
O anúncio do acordo PSB/PTB foi feito sábado passado, sendo prestigiado pelo presidente estadual do PSB, Sileno Guedes; o secretário-geral Adilson Gomes; o deputado federal Gonzaga Patriota; o líder do Governo na Assembleia, Waldemar Borges, além do deputado José Humberto, que representou a direção estadual do PTB.
Pelo quadro das últimas pesquisas, Giza lidera em todos os cenários com folga. E há um sentimento de que a população do município deseja fazer uma homenagem ao ex-deputado Orisvaldo Inácio da Silva, esposo da tucana, que faleceu ano passado depois de complicações numa cirurgia mal-sucedida, elegendo a candidata oposicionista.
Nill Junior
0 comentários:
Postar um comentário